Nesta sexta-feira dia 22 de novembro será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, a Sessão Solene em Homenagem aos “Anjos” do Grupo Passos Gaúcho. O grupo foi criado há 30 anos pelo professor de dança Juvelino Oliveira mais conhecido como Juva, ele é gaúcho de Passo Fundo e reside atualmente em Campina grande do Sul.
Juva por gostar da dança e do tradicionalismo gaúcho teve a ideia de ensinar a dança a qualquer pessoa que queira aprender e tenha a vontade de poder dançar em um baile ou festas tradicionalistas que vemos espalhados pelo Brasil afora. Através do curso lecionado por ele, estima-se que se foram formados mais de 600 mil casais segundo os relatórios que ele tem arquivados em mídia particular. O curso já visitou mais de 200 cidades do Paraná, além de mais três países próximos como o Paraguai, Argentina e também o Uruguai.
O instrutor e posteiro, como gosta de ser chamado, é casado com Paula Oliveira, também tradicionalista da cultura gaúcha. Eles e os dois filhos viajam pelo país a fora em palestras e cursos de dança às pessoas que veem na dança uma forma de além de cultuar a tradição um passatempo e um momento de lazer agregado a suas vidas.
O instrutor enfatizou que a dança é “um desafio para o corpo e a mente em busca de um equilíbrio”, ele afirma que os “anjos” como ele denomina são seus alunos e familiares que em algum momento já fizeram parte do seu curso e que hoje os acompanham em algumas viagens em apresentações repassando as experiências que adquiriram através do curso e o que isso agregou em suas vidas.
O evento ocorre na próxima sexta dia 22 às 18 horas no plenário da Assembleia Legislativa onde terá homenagens e apresentações de grupos de dança e canto, um evento harmonioso e familiar, todos que gostam de tradicionalismo gaúcho estão convidados a participarem.
Deixe um comentário