O deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná projeto de lei que cria a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Apoio às Vítimas.
O AVC, popularmente conhecido como derrame, acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
A doença está entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos uma pessoa perde a vida em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.
Entre os sintomas do Acidente Vascular Cerebral estão: alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incapacidade de movimentar uma parte do corpo e dormência na face, braço ou perna. O paciente pode ainda apresentar dificuldade na fala, conversando de forma devagar e confusa. Alterações sensitivas, como cegueira, mudanças nos níveis de consciência, sonolência e confusão mental também aparecem.
De acordo com o texto, serão diretrizes da Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral; a promoção de campanhas educativas de esclarecimento e conscientização acerca dos fatores de risco, causas, formas de prevenção, sintomas e tratamentos, e a distribuição de material informativo à população em geral; a incorporação e implementação de ações de promoção da saúde; a contribuição para a elaboração e implementação de políticas públicas integradas que visem ao acesso universal a exames, tratamentos e medicamentos que estejam relacionados à prevenção do acidente vascular cerebral; entre outras ações.
Deixe um comentário