O presidente da Comissão de Educação e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri (PSD), abre o Grande Expediente desta segunda-feira (6), com o lançamento da Campanha Maio Amarelo no Paraná. O evento contará com representantes da diretoria e da equipe técnica do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).
O tema da campanha nacional deste ano é “Paz no trânsito começa por você”, que envolve condutores, ciclistas e pedestres. Já no Paraná, a campanha estadual tem como mote “No trânsito, qual é o seu rolê?”, que traz a mensagem de que cada um pode fazer a diferença nas ruas e nas estradas.
Ela será lançada no Grande Expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa, pela diretora administrativo-financeiro do Detran/PR, Carla Cristina Filus, discorrendo sobre a campanha de 2024, que traz um convite para refletir sobre as atitudes do cidadão como condutor, motociclista, ciclista ou pedestre, englobando todos os envolvidos no trânsito.
O deputado Hussein Bakri é autor Lei estadual nº 18.624/2015, que instituiu o “Maio Amarelo” no Paraná, e destacou a importância da conscientização e educação no trânsito. “Em nossas ruas e estradas, cada escolha faz a diferença. Respeitar as leis de trânsito, não usar o celular ao dirigir, manter a velocidade adequada e sempre usar o cinto de segurança são algumas ações simples que podem salvar vidas. Junte-se a nós nessa causa. Vamos espalhar a conscientização, educar e inspirar mudanças positivas. Vamos fazer do trânsito um lugar mais seguro para todos ”.
“Para isso, cada um de nós precisa fazer a sua parte. Precisamos minorar o total de acidentes com urgência, e isso é possível se avaliarmos que muitos deles são causados, por exemplo, pela distração dos motoristas ou pela falta de manutenção dos veículos. Se uma vida for salva graças à campanha do Maio Amarelo, já terá valido à pena”, completou o deputado Bakri.
Programação
Durante todo mês de maio e por todo estado, acontecerão ações educativas, como palestras com o tema Visão Zero, conceito de que a perda de vidas no trânsito não é aceitável e que todas as mortes e lesões graves são evitáveis por meio de ações e medidas apropriadas; Vias Seguras, que envolve uma série de medidas e práticas para reduzir o risco de acidentes e lesões nas vias públicas, como redução da velocidade, e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Além disso, estão programadas atividades interativas com o Detranzinho para estudantes do 3° ano do ensino fundamental; participação do mascote robô Rod em eventos; uso de um simulador de capotamento mostrando na prática a importância do uso do cinto de segurança; além da oferta de óculos virtual e ações de conscientização sobre os riscos do álcool no trânsito.
Estão programadas, também, blitzes, contação de histórias para crianças, ações conjuntas para coibir o uso indevido de ciclistas e pedestres nas canaletas, e o projeto Anjos, uma ação que alerta os pais quanto a importância de usar corretamente os dispositivos de retenção infantil.
Deixe um comentário