O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu nesta sexta-feira, 4, em Londrina, a expansão da atividade industrial para todas as regiões do Paraná. “Temos uma concentração industrial muito forte num raio de 200 quilômetros do porto de Paranaguá e em regiões onde o cooperativismo permitiu a instalação de agroindústrias. Mas é necessário pensar o Paraná como um todo e expandir a indústria porque cada região tem potenciais e um perfil próprio a serem explorados”, disse Romanelli na abertura do Fórum Permanente Regional da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná.
O encontro organizado pela Fiep reuniu cerca de 300 empresários do setor industrial e lideranças políticas. “Uma grande inovação que a Fiep promove, que é levar o debate sobre as perspectivas da indústria ao Interior do Paraná”, observou.
A iniciativa, segundo Romanelli, aproxima a federação da indústria paranaense de quem conhece as realidades locais e isso permite um amplo debate sobre estratégias para fomentar a industrialização em todas as regiões do estado.
Emprego e renda
Romanelli disse que a expansão da indústria traz desenvolvimento socioeconômico com novas oportunidades de emprego e renda. “A renda da imensa maioria dos trabalhadores assalariados não passa de três salários mínimos. A indústria traz empregos mais qualificados e isso é um estímulo para que as pessoas se preparem melhor para o mercado de trabalho. É um movimento em que todos ganham”, avaliou.
“A renda da imensa maioria dos trabalhadores assalariados não passa de três salários mínimos. A indústria traz empregos mais qualificados e isso é um estímulo para que as pessoas se preparem melhor para o mercado de trabalho. É um movimento em que todos ganham”, pontuou,
Interiorização
Londrina sediou o primeiro fórum regional da indústria que se estenderá às outras cidades, cobrindo todo o estado, adianta o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos. “Essa é uma das grandes propostas da nova diretoria. Queremos interiorizar a Fiep com um grande objetivo: trazer política pública industrial como um tema a ser debatido pelos municípios e pelo próprio Estado”, explicou.
De acordo com o dirigente, os fóruns regionais vão discutir os perfis de cada região e como isso impacta no desenvolvimento industrial. Vasconcelos acrescentou que outro objetivo é identificar, dentro de cada regional, potencialidades específicas de cada município. No primeiro encontro, os três principais temas identificados pelos participantes para estimular a indústria foram inovação, empregabilidade e infraestrutura.
Os participantes também opinaram sobre os aspectos que consideram mais relevantes, e que precisam ser aprimorados em âmbito municipal, para que a indústria possa se desenvolver adequadamente. As três áreas mais indicadas foram: planos de atração de investimentos, incentivos fiscais e criação de parques industriais. “Estamos trabalhando com os prefeitos para ampliar a oferta de espaços para pequenas e médias indústrias. Quando há estímulo do poder público, com parques industriais ou barracões industriais, o empresário adere e se inicia um ciclo virtuoso”, pontuou Romanelli.
Deixe um comentário