O município de São Jorge D’Oeste, no sudoeste do estado, recebeu nesta quinta-feira (21) o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). Com isso, o município poderá credenciar agroindústrias para que comercializem seus produtos em todo território estadual. A cerimônia de entrega aconteceu no Centro de Eventos de Itapejara D’Oeste.
A certificação foi possível graças a um trabalho em conjunto do deputado estadual Luis Corti (PSB) e da prefeita de São Jorge, Leila da Rocha, e deve impulsionar a agroindústria da região. “É um alento para as famílias, produtores e empresários de São Jorge D’Oeste. Agora o Paraná todo poderá conhecer os excelentes produtos da nossa região. Estou muito feliz com essa notícia!”, comemorou o deputado.
A prefeita Leila da Rocha, complementou destacando a importância desta conquista. “Esse certificado representa uma vitória para nosso município. Estamos garantindo novas oportunidades para os nossos produtores e fortalecendo a economia local. É o início de uma nova fase para São Jorge D’Oeste”, finalizou.
SUSAF
O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
Deixe um comentário