O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, representou a Casa de Leis nesta terça-feira (19) do lançamento da Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação da indústria do Setor Industrial.
A iniciativa envolve recursos da ordem de R$ 10,8 milhões para o custeio de bolsas-auxílio para 73 profissionais de diferentes áreas de formação. O objetivo é fomentar a competitividade das indústrias paranaenses, apoiando projetos alinhados à política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pecti).
De acordo com o projeto, os profissionais serão selecionados pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), e do Paraná (Unespar).
Em setembro, a comissão temática no Poder Legislativo promoveu uma reunião com a SETI e a Fundação Araucária, além de entidades como Fiep, Ocepar, Fetranspar, Faciap e Faep para conhecer as ações e discutir propostas de pesquisa científica aplicada para as instituições de ensino superior do Paraná.
“Essa integração da quádrupla hélice – universidade, empresa, governo e sociedade – é o alicerce que sustenta um estado próspero e inovador. Iniciativas como esta transformam o potencial acadêmico em avanços concretos para o setor produtivo, trazendo impactos reais para a qualidade de vida da população”, defendeu o parlamentar.
O evento teve a participação do presidente do Sistema Fiep, Édson Vasconcelos; do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona; do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; entre outras autoridades.
Deixe um comentário