A deputada estadual Luciana Rafagnin(PT) fez pedido de informação ao governador Ratinho Junior e à Secretaria Estadual de Educação sobre o resultado do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação de professores da rede estadual de ensino. O resultado final da seleção foi divulgado em 7 de novembro, mas há denúncias de falta de isonomia no processo seletivo.
Muitos candidatos afirmaram que especializações cursadas em instituições reconhecidas pelo MEC e de renome na área da educação não foram pontuadas, e que o tempo de serviço de alguns não foi computado. “Isso afetou diretamente a classificação, prejudicando professores que atuam há anos no regime PSS.”, destaca Luciana.
Ainda segundo a parlamentar, os candidatos afirmaram que o prazo e o formato de apresentação de recursos foram insuficientes, pois o sistema ficou indisponível no final de semana, limitando sua utilização apenas nos dias úteis.
A impossibilidade de recorrer a mais de uma área também foi questionada, já que os professores que necessitavam solicitar revisão do tempo de serviço não poderiam contestar a avaliação de suas qualificações técnicas. “Esses fatores impactam a transparência e o acesso à informação do processo seletivo simplificado. Queremos uma explicação”, afirma Luciana.
Deixe um comentário