Com proposição da deputada Márcia Huçulak (PSD), Assembleia homenageia Enfermagem e os 50 anos do curso na UFPR


Por proposição da deputada Márcia Huçulak (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná presta nesta segunda-feira (27/05) duas homenagens ao setor da Enfermagem: uma pelos 50 anos do curso da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que serão destacados no Grande Expediente; outra, uma sessão solene alusiva à Semana da Enfermagem, quando profissionais de destaque serão homenageados.

O setor reúne quase 140 mil profissionais no Paraná e 3 milhões no Brasil.

“A cada dia fica mais clara a importância da Enfermagem para os sistemas de saúde e, portanto, para todas as pessoas que necessitam de atendimento”, diz Márcia, enfermeira formada pela PUC-PR, com mestrado em gestão de saúde pela Universidade de Londres.

“O desenvolvimento da profissão foi muito expressivo e o futuro aponta para uma evolução ainda mais desafiadora, com novos campos de trabalho e uma complexidade mais acentuada”, diz Márcia. “O curso da UFPR é um marco na qualificação dos profissionais e hoje tem uma estrutura invejável de ensino, pesquisa e formação.”

O Grande Expediente começa por volta das 14h30, e a sessão solene, às 18h, no plenário da Casa.

Curso

O Grande Expediente terá uma breve palestra da coordenadora do curso de Enfermagem da UFPR, Laura Christina Macedo. Ela destaca a evolução desde que o curso foi criado, em 1974.

“Surgiu para atender uma necessidade de formar profissionais para o Hospital de Clínicas”, diz. “Hoje, o perfil evoluiu muito, principalmente para as áreas de pesquisa e gestão.”

Além da graduação, a Federal conta atualmente com especialização, mestrado e doutorado na área.

A Enfermagem da UFPR tem atualmente 328 estudantes matriculados e 66 professores. Nos 50 anos de atuação, formaram-se na instituição 1.677 enfermeiras e enfermeiros. São abertas 40 vagas por ano no vestibular.

De acordo com Laura, a formação de excelência assegura a qualidade dos profissionais. Um indicativo, diz ela, é número de ex-estudantes que – principalmente depois da pandemia de covid-19 – passaram a trabalhar em países como Estados Unidos, Canadá e Portugal. “Recebemos muitos pedidos de validação dos diplomas”, conta ela.

Semana

A sessão solene, por sua vez, vai fechar simbolicamente a Semana da Enfermagem, realizada de 12 a 20 de maio, que este ano chegou à sua 85ª edição.

Durante a sessão serão homenageados profissionais de destaque nas áreas.

Anualmente, o período reforça o reconhecimento, a valorização e os debates sobre os rumos da enfermagem, que é essencial para a saúde.

O tema abordado este ano foi o impacto das tecnologias no futuro da enfermagem, destacando questões de formação profissional, ética e cuidado.

A deputada Márcia Huçulak participou ativamente das atividades, em encontros e seminários promovidos, por exemplo, pelo Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem), UniSantaCruz e UFPR.

“Fala-se muito do futuro das profissões. Profissões como a enfermagem serão cada vez mais imprescindíveis”, avalia Márcia.

Serviço:

1) Homenagem: 50 anos curso de Enfermagem da UFPR

27 de maio, segunda-feira

14h30

Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salete, s/n)

 

2) Sessão Solene alusiva à Semana da Enfermagem

 27 de maio, segunda-feira

18h

Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salete, s/n)



Matéria da Assembleia Legislativa do Paraná