Assembleia Legislativa entrega o título de Cidadã Honorária do Paraná a Marina Nessi, idealizadora da Casacor


Destaque nacional no cenário da arquitetura, design e decoração de interiores, a gaúcha Marina Menegotto Nessi é a mais nova Cidadã Honorária do Estado do Paraná. O título foi entregue durante uma solenidade realizada na Assembleia Legislativa, na noite desta segunda-feira (18), por iniciativa do deputado Alexandre Curi (PSD), 1º secretário, enaltecendo a trajetória da homenageada, idealizadora da mostra CASACOR, que neste ano chegou a sua 30ª edição.

Segundo Curi, a dedicação à valorização do patrimônio arquitetônico e cultural, aliada à contribuição para o fortalecimento do setor de decoração e design de interiores no Paraná, fazem de Mariana Nessi merecedora da Cidadania Honorária de nosso estado. “Seu compromisso com a valorização do patrimônio arquitetônico e cultural, aliado ao fortalecimento de um setor que gera empregos, movimenta a economia e inspira milhares de pessoas, é um exemplo do que significa construir um legado”, afirmou.

Curi lembrou que ela coordena a CASACOR desde 1994, mostra que é sinônimo de sucesso, e neste ano teve como ambiente um casarão da década de 80, localizado no bairro Batel, em Curitiba. Hoje, o evento é um dos maiores e mais prestigiados do país, com Marina desempenhando um papel fundamental na valorização do talento local, na promoção de novos profissionais e no fomento à inovação no setor. “Trinta edições da CASACOR Paraná, todas sob sua liderança, não são apenas números, mas um testemunho do impacto duradouro do seu trabalho em nosso estado. A CASACOR, sob sua coordenação, tornou-se um marco, uma vitrine que coloca o Paraná no mapa do design e da arquitetura, atraindo os melhores profissionais e consolidando uma referência nacional no setor”, declarou em seu pronunciamento. “É uma justa homenagem”, frisou.

“Ela é inovadora”, garantiu a carioca Regina Bruni, lighting designer e proprietária do estúdio que leva seu nome, parceira de inúmeros projetos. Regina destacou que Marina é merecedora do título e teve uma contribuição decisiva na transformação do setor da arquitetura, design de interiores e decoração. Opinião compartilhada por Carlos Eduardo Canto, presidente da Confraria Imobiliária do Paraná e apresentador do programa Mercado Imobiliário de Canto a Canto. “Hoje estamos aqui homenageando você, Marina, para deixar registrada a importância que a CASACOR tem para o mercado imobiliário”, disse. Canto fez questão ainda de parabenizar o deputado Alexandre Curi pela homenagem.

Bastante emocionada, Marina Nessi agradeceu a honraria, que recebia na presença de tantos amigos, e fez um relato sobre sua trajetória, sua formação, recordando também do momento que chegou a Curitiba. “Sinto-me honrada com esse título”, declarou a mais nova Cidadã Honorária do Paraná. “Aqui, nesta terra, fui contaminada pelo espirito empreendedor. Só posso agradecer a esse povo e todos que apostaram nos meus projetos. Eles foram os protagonistas dessa minha história”, assegurou. “Está honraria que recebo hoje torna legítima a escolha feita por meu coração há muitos anos. Sou paranaense, com muito orgulho”, sublinhou.

Na celebração das três décadas da CASACOR, o evento retornou neste ano ao local de origem. A escolha do endereço se deu a pedido dos profissionais do setor. Conforme Marina, o espaço escolhido para a edição de 2024 (que aconteceu nos meses de junho e julho) permitiu aos profissionais – e visitantes – uma reflexão sobre a nova forma de morar, representada através dos projetos criativos que compuseram os ambientes.  Como é tradição, a mostra apresentou tendências inovadoras, proporcionando experiências sensoriais únicas ao público.

A cerimônia, que ocorreu no Plenário Waldemar Daros, contou com as presenças de amigos, familiares e profissionais do setor, e, especialmente, de Lauren Nessi Maurer, Laura e Manoela, respectivamente, filha e netas da homenageada, e do genro Paulo Veiga. O título de Cidadania Honorária, maior honraria concedida pela Casa Legislativa, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, e transformado na Lei estadual 22.039/2024 (publicada no Diário Oficial nº. 11692 de 2 de julho). A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais, e pode ser conferida no vídeo disponibilizado no canal do Legislativo no YouTube.

Inovação e promoção de talentos

Figura de destaque nacional no cenário da arquitetura, design e decoração de interiores, Mariana Menegotto Nessi, nasceu na cidade de Porto Alegre (RS), e acabou fixando residência em Curitiba – a Capital do Paraná. Sua trajetória profissional é marcada por uma série de realizações que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e a valorização dessas áreas, sobretudo no estado paranaense. O envolvimento com o segmento de decoração teve início ainda em 1980, quando estabeleceu uma loja de revestimentos e se tornou representante de uma indústria de tapetes. Essa iniciativa proporcionou o primeiro contato com o projeto CASACOR, mostra de arquitetura, de design e de paisagismo.

Em 1987, durante um período de inovação na decoração no Brasil, a CASACOR deu início a uma nova era em São Paulo. Posteriormente, em 1992, Mariana foi encarregada de introduzir esse conceito na região Sul, assumindo as franquias do Rio Grande do Sul (por 15 anos), e depois em Santa Catarina. A partir de 1994, a mostra começa a ser realizada no Paraná, onde celebrou neste ano um sucesso contínuo e crescente, com a 30ª edição.

Desde aquele momento, ela tem sido a responsável pela CASACOR Paraná, transformando-a em um marco anual, que reúne profissionais e entusiastas da arquitetura e design. Ao longo de sua carreira, ela coordenou e idealizou a mostra, além de participar ativamente de convenções internacionais e viagens de pesquisa em busca de inspiração e tendências. Seu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios e homenagens, incluindo o título de Cidadã Honorária de Curitiba e a Comenda da Ordem Estadual do Pinheiro pelo Governo do Paraná.



Matéria da Assembleia Legislativa do Paraná