A importância da educação, de campanhas de conscientização e orientação para a segurança no trânsito, reduzindo os sinistros nas estradas e vias urbanas, é o assunto em debate com o professor e engenheiro Celso Alves Mariano, especialista em trânsito, convidado da jornalista Marcele Antonio. O assunto é o destaque da nova edição do programa “Assembleia Entrevista”, que vai ao ar na TV Assembleia nesta sexta-feira (24), às 15 horas.
“O trânsito está mais ou menos violento?”, questiona a repórter na abertura do programa. “Por incrível que pareça os dados revelam que temos um trânsito menos violente, mas não podemos baixar a guarda”, alerta o especialista. O professor observa que embora tenha havido uma queda nas ocorrências, uma morte em consequência de um acidente de trânsito é sempre uma perda significativa, imensurável: “Se é alguém da tua família?”, pergunta. De acordo com Celso Alves Mariano, não são apenas as informações que contam para estabelecer um trânsito mais seguro para todos – motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas.
Celso Alves Mariano apresenta como exemplo desse complexo cenário que envolve o trânsito o pai que dá a chave do carro para o filho, que não tem habilitação, mesmo sabendo que isso está proibido por lei, o que é de conhecimento amplo da sociedade. Na sequência, cita o fato de muitas pessoas também dirigem sem habitação, embora saibam da necessidade de obter essa autorização. “Dirigir é um dos atos mais complexos que o ser humano se submete”, sublinha.
Na opinião do especialista, as campanhas – como o Maio Amarelo – ajudam, são importantes. Porém, considera essencial a formação contínua dos motoristas, e, especialmente, dos futuros motoristas. Ele entende que esse é um ensinamento que deveria iniciar ainda na infância. “Trânsito é tema transversal por excelência e todas as disciplinas podem abordar o assunto, desde os primeiros anos da escola”, defende. “Tem que ter educação no trânsito. E isto está, inclusive, na legislação”, complementou. No Paraná, a campanha estadual Maio Amarelo deste ano teve como mote “No trânsito, qual é o seu rolê?”, que traz a mensagem de que cada um pode fazer a diferença nas ruas e nas estradas. A abordagem é um convite para refletir sobre as atitudes do cidadão como condutor, motociclista, ciclista ou pedestre, englobando todos os envolvidos no trânsito. “Quando você for dirigir preste atenção. Isso vai fazer uma grande diferença”, aconselha o professor.
Nova entrevista no ar
Não perca essa entrevista! Assista aos programas “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná. É só sintonizar o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Orientações, dicas e análises sobre diversos temas podem ser conferidas semanalmente nos programas gravados em cenários externos da Assembleia Legislativa, no espaço que dá acesso ao Plenário, revelando como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares. No caso da entrevista sobre segurança no trânsito, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!
Deixe um comentário