Surf na Escola é o assunto do Conexão Radical desta semana


No programa Conexão Radical desta semana, Angélica Alves conversa com Alessandro do Rosário, presidente da Associação de Surf de Paranaguá (ASPAR) que contou um pouco da iniciativa inovadora que combina esporte, educação e valores fundamentais para a formação integral dos cidadãos.

Alessandro do Rosário explica que o “Ondas da Transformação” utiliza o surf como uma ferramenta de formação, promovendo valores como a preservação da natureza, disciplina, saúde e bem-estar. “Não temos a intenção de retirar as crianças do ambiente escolar para levá-las até a praia; ao contrário, buscamos inserir o surf no contexto escolar, utilizando-o como uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos e a transformação social. Dessa forma, o surf se torna mais do que apenas uma prática esportiva, é o pano de fundo para aquilo que verdadeiramente nos importa: a formação de cidadãos comprometidos com os valores essenciais do surf”.

O projeto acontece dentro das escolas do município de Paranaguá em três etapas. Na primeira fase, as atividades acontecem dentro da escola, desenvolvendo equilíbrio, lateralidade e coordenação motora, utilizando simuladores de surf e skate. Na segunda fase, os alunos são introduzidos à piscina, aprendendo a remar e a ficar em pé na prancha. Por fim, na terceira fase, eles aplicam todo o conhecimento adquirido na praia e no mar.

O projeto vai além do esporte, abrangendo aspectos como alimentação saudável e cuidados com a natureza. Uma iniciativa importante e que tem dado certo é a reintrodução de hortas nas escolas participantes, promovendo uma alimentação sem agrotóxicos e orgânica.

Leis estaduais em favor do Surf

A Assembleia Legislativa acompanha o desenvolvimento do esporte e já aprovou leis estaduais que tem por objetivo incentivar e proteger a prática do surf no estado.

A Lei estadual nº 17.956/2014 estabeleceu procedimentos para o acondicionamento e transporte de pranchas de surf, e semelhantes em bagageiros apropriados nos ônibus utilizados no serviço de transporte intermunicipal de passageiros no litoral do Estado do Paraná.

A Lei estadual nº 18.670/2015 instituiu o Dia Estadual do Surf e a Semana Estadual de Fomento ao Surf no Estado do Paraná, a ser comemorado anualmente no dia 21 de dezembro e na semana do dia 21 de dezembro, respectivamente. Datas que passam a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Lei estadual nº 21.334/2022 concedeu o Título de Capital Estadual do Surf ao Município de Matinhos, considerado, pelos praticantes do surf como uma das melhores ondas de direita do país, o município tem tradição na formação de esportistas de alta performance como Peterson Rosa, Jihad Khodr, Bruna Schimtz, Peterson Crisanto entre outros.

Serviço:

O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.



Matéria da Assembleia Legislativa do Paraná