A deputada estadual Luciana Rafagnin(PT) apresentou projeto de lei para conceder título de utilidade pública à Associação Tropeiros Raízes do Sul, com sede no município de Itapejara D’Oeste.
Fundada em 2017, a Associação Tropeiros Raízes do Sul tem realiza e participa de tropeadas e encontros culturais, reunindo associados dedicados à preservação e divulgação da cultura tropeira na região.
“A Associação também busca manter viva a tradição tropeira no Estado, além de enaltecer e preservar a cultura do povo gaúcho, reconhecendo a importância do tropeirismo com diversos encontros e atividades no município de Itapejara D’Oeste”, destaca a deputada Luciana.
De acordo com ela, a Associação merece o reconhecimento por ser responsável pela organização da Festa do Boi no Rolete, evento que acontece anualmente na segunda quinzena de setembro no município, em 2024 o evento celebrará sua 5ª edição.
O tropeirismo surgiu como uma nova atividade comercial, destinada a interligar os polos econômicos do Brasil. As mercadorias eram transportadas em cavalos entre os estados, estabelecendo rotas comuns, especialmente, entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A herança cultural do tropeirismo é amplamente refletida no cotidiano paranaense, influenciando aspectos do vocabulário e alimentação por exemplo. Devido às longas viagens, os tropeiros necessitavam de uma alimentação prática e de fácil preparação, resultando em pratos típicos que tem como base a utilização do feijão, arroz, carne seca e farinha. O vocabulário, influenciado pelo Rio Grande do Sul, ainda é utilizado nas regiões paranaenses marcadas pela cultura tropeira.
Deixe um comentário