Músicas, louvores, pintura, escultura, teatro e outras expressões artísticas cristãs serão Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná. É o que prevê o PL 556/2024, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (REPUBLICANOS).
O objetivo é reconhecer a importância da arte como instrumento de reforço da identidade cultural de uma comunidade. De acordou com a autora da lei, as expressões artísticas são uma eficiente ferramenta cultural de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
“As manifestações culturais de origem religiosa, produzidas para expressar a crença cristã, podem assumir diversas formas, como a música, a dança, o teatro, e as celebrações litúrgicas. Elas refletem não apenas a fé, mas também os valores, a história e a identidade de cada comunidade, promovendo a união espiritual e o fortalecimento dos laços sociais”
“Reconhecer as manifestações artísticas religiosas como patrimônio cultural imaterial do Estado do Paraná é uma forma de valorizar a riqueza cultural e espiritual presente nas tradições religiosas do estado. Esse reconhecimento assegura a preservação e continuidade de práticas que moldam a identidade das comunidades, transmitindo fé, valores e história de geração em geração”, concluiu a deputada.
Deixe um comentário