O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), promove nos próximos dias 8, 9 e 10 de maio (quarta a sexta-feira) a feira de serviços Paraná em Ação em Londrina, que conta também com o apoio da deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher, Cloara Pinheiro. Durante os três dias de feira, serão ofertados de maneira gratuita diversos serviços como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais, serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.
A ação conta com o apoio da prefeitura de Londrina, que cedeu o Centro Esportivo Maria Cecília, no Conjunto Habitacional Violim, nas Zona Norte da cidade, para a realização do evento, e também diversas outras secretarias e órgãos estaduais.
Para a deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, que também está apoiando o evento, essa é uma oportunidade única para os londrinenses. “Durante esses três dias, estaremos oferecendo uma gama diversificada de serviços de forma totalmente gratuita, visando promover a cidadania e o bem-estar de nossa comunidade. Convido a todos os londrinenses a participarem deste evento, aproveitando os serviços disponíveis e contribuindo para uma cidade mais justa e inclusiva. Juntos, estamos construindo uma Londrina melhor para todos”, reforça.
“Estamos levando cidadania para todos os municípios do Estado. O Paraná em Ação se tornou um dos carros-chefes da Seju nesta área, e conta com cada vez mais parceiros para levar serviços gratuitos para mais perto da população”, afirmou o secretário Santin Roveda.
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) ainda levará o Ônibus Lilás, que presta orientação socioassistencial, jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência.
Na área de documentação, será ofertado o agendamento para a confecção gratuita da carteira de identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), o Certificado de Reservista, pela Junta de Serviço Militar, e o CPF, emitido pela Polícia Penal por meio de um convênio com os Correios. Também será possível emitir a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre, ID Jovem e, ainda, a segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).
A população também poderá se inscrever em diversos programas estaduais, como o Nota Paraná, que motiva a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago nas compras e concorrer a prêmios mensais. Para o público de baixa renda estarão disponíveis os programas Casa Fácil, da Cohapar, o Água Solidária, da Sanepar, e o Energia Solidária, da Copel.
A Defensoria Pública disponibilizará orientações jurídicas e o teste de paternidade e maternidade. Para realizar o exame, os interessados devem comparecer à feira com os documentos básicos em mãos (RG, CPF e comprovante de residência) para a coleta de amostra. Após a coleta, devem aguardar até 20 dias para o resultado do teste por um laboratório licitado pela Defensoria. Com o resultado, os interessados poderão solicitar, por exemplo, alteração do sobrenome nos documentos, divisão de guarda ou estabelecer pensões voluntárias.
“Agradeço ao governador Ratinho Junior, ao secretário Santin Roveda, ao prefeito Marcelo Belinati, e a todas as entidades envolvidas por tornarem este evento possível, que com certeza vai trazer muitos benefícios para a população”, enfatiza a deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher, Cloara Pinheiro.
Deixe um comentário