O complexo processo de escolha da escola dos filhos é o tema abordado com a psicopedagoga entrevistada pela TV Assembleia


Como saber qual é a escola ideal para seu filho? Essa tradicional tarefa de pais e mães, classificada como um grande desafio, e embalada pelo desejo de oferecer uma boa educação para as crianças e os jovens, é uma missão sempre enfrentada com muitas dúvidas. A psicopedagoga Catarina Dionelo, especialista em dificuldades de aprendizagem e processos inclusivos, dá dicas e orientações durante o programa “Assembleia Entrevista”, que está no ar na TV Assembleia – canal aberto da Assembleia Legislativa do Paraná.

Orientadora familiar e escolar, ela afirma que o processo é complexo, delicado e exige atenção desde a inicio da escolarização – a famosa primeira escola, até o momento em que o adolescente está em vias de começar o ensino médio. Catarina recomenda que durante esse processo de reflexão, de discussões e visitas, sejam analisados os valores e princípios das instituições, a qualificação dos professores, o trabalho desenvolvido em sala de aula, as estruturas e ambientes escolares, a localização, a mensalidade (no caso do ensino privado), entre diversos outros aspectos.

“O que é mais importante para vocês como família?”, pergunta também a especialista, durante a entrevista.  Na avaliação dela, é fundamental que os pais façam essa avaliação de forma criteriosa, com bastante cautela. Conforme Catarina, a escola perfeita é aquela onde a “criança goste do ambiente, de estar naquele local”, que exista sintonia entre os valores e as expectativas familiares. Durante a entrevista, a psicopedagoga explica que o alinhamento dos desejos entre escola e família é o ponto chave para a garantia do sucesso. Entende que isso deveria acontecer ao longo de toda vida estudantil. “A experiência precisa ser positiva para que eu goste de estudar”, observa.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!



Matéria da Assembleia Legislativa do Paraná