Judô paranaense é destaque no programa Conexão Radical desta semana


A edição desta semana do programa Conexão Radical que estreia nesta quarta-feira (03) entrevista a líder do ranking nacional sub-21. Aos 17 anos, a paranaense Nycolly Carneiro vem se consolidando como uma promessa do judô. Líder do Ranking Nacional sub-21, mesmo diante de atletas mais velhas, e top-3 no sub-18, ela vai como sub-18 ao Mundial de Judô, em agosto, no Turquemenistão.

Para se manter em alto nível, a jovem curitibana tem uma rotina puxada de treinos; ela treina na AABB-Curitiba, onde são realizados cerca de 15 trabalhos por semana, entre a parte física, tática e também fisioterapia. Nicolly Carneiro é uma das grandes promessas do Judô Mundial e é considerada referência para jovens judocas.

O esporte

Criado por Jigoro Kano no Japão no final do século 19, o judô ganhou grande prestígio no Paraná, que hoje abriga a segunda maior colônia japonesa do país. História que, há 63 anos, começou a ser escrita por um grupo de mestres e professores que acreditavam nos ideais e no potencial da modalidade, alimentando valores como a ética, a transparência, a honestidade, a humildade, a disciplina, o respeito e a inclusão.

O judô estreou no programa olímpico nos Jogos de Tóquio (1964), apenas como demonstração, e passou a valer medalha a partir de Munique, em 1972. Somente 20 anos mais tarde, em Barcelona, as mulheres foram aceitas e começaram a competir.

O atleta de maior destaque do judô paranaense é Rafael Silva, peso-pesado da seleção brasileira de judô. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016 foi tetracampeão pan-americano, tricampeão sul-americano, campeão dos Jogos Sul-Americanos no peso absoluto, três vezes campeão e um vice-campeonato na Copa do Mundo de Judô, prata no Grand Slam de Paris, ouro no Masters Top 16 Almaty, e prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Serviço:

O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.



Matéria da Assembleia Legislativa do Paraná