Alunos do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participaram nesta quinta-feira (09), na Assembleia Legislativa do Paraná de uma palestra sobre o “Processo Legislativo Estadual”, ministrada pelo diretor Legislativo da Assembleia e diretor também da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a UFPR, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma visão abrangente e prática sobre como ocorre o processo de elaboração, discussão e aprovação de leis no âmbito do estado do Paraná.
Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os trâmites legislativos e etapas fundamentais do processo legislativo. “Tivemos a oportunidade de mostrar a eles como uma ideia vai se transformando até se tornar uma lei. Para os alunos de políticas públicas, que são regulamentadas por lei, é necessário saber como que funciona o processo legislativo, pois durante todo o trâmite pode e deve interferir e dar sugestões sobre os temas”, disse o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carolina Bagattolli, comemorou a parceria, que mostrou na prática o que é ensinado em sala de aula. “É uma contribuição inestimável, nós temos o programa que é acadêmico, mas os alunos sentem muita falta de dinâmicas relacionadas ao cotidiano da gestão pública. E não existe espaço melhor para debater sobre isso do que a casa do legislativo”, ressaltou.
Para a professora do Programa, Tailaine Costa, o objetivo de apresentar a prática legislativa foi essencial para a formação dos alunos. “Nossa ideia foi que as pessoas interessadas em fazer políticas públicas possam conhecer o funcionamento do processo legislativo. Muitas vezes achamos que a lei irá resolver tudo, no entanto é preciso saber quais os processos internos, o regimento que precisa ser seguido. Tivemos a oportunidade de saber na prática como que devemos fazer tudo isso”.
Para a estudante Lorena Manchenho, que é gestora pública, a palestra permitiu um espaço de interação e troca de conhecimentos entre os participantes, que puderam fazer perguntas e debater questões relacionadas ao processo legislativo. “Foi ótimo por que agora podemos entender ao certo todos os processos para que uma lei seja aprovada. Nossa turma irá desenvolver um projeto de lei para propor aos deputados e isso agora ficará muito mais fácil”.
O evento desta quarta-feira fez parte das atividades promovidas pela Escola do Legislativo, que tem como missão oferecer formação e capacitação continuada a estudantes, servidores públicos e à sociedade em geral, contribuindo para uma maior compreensão e participação cidadã no processo democrático.
Deixe um comentário