Em seminário, deputado Luis Corti (PSB) destaca potencial da produção de peixe no Sudoeste


Impulsionado pela produção de peixes em tanques-rede e a utilização de uma plataforma inovadora de produção de alevinos, o sudoeste do Estado tem se consolidado como referência na cadeia do peixe. Entusiasta da piscicultura, deputado Luis Corti (PSB) acredita que a região pode se destacar ainda mais na produção, investindo também em tanques escavados e estabelecendo a integração da cadeia produtiva. 

Os potenciais do setor foram apresentados nesta quinta-feira (9), em São Jorge D’Oeste, durante o 1º Seminário Regional do Peixe. Mais de 200 pessoas participaram do evento, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em parceria com a prefeitura municipal.

O objetivo foi reunir prefeitos, secretários, vereadores, representantes de universidades, entidades do setor e produtores rurais, abordando temas importantes ligados a produção e a saúde dos peixes. 

“Esse seminário foi importantíssimo para conscientizarmos os produtores da região sobre como cuidar e maximizar a sua própria produção. Além dos tanques-rede nos reservatórios das usinas, queremos incentivar o pequeno produtor a também fazer seu tanque escavado e participar da integração, recebendo assistência técnica e tendo garantia de compra dos peixes”, enfatiza o deputado. 

Após as apresentações, os participantes puderam conhecer o píer e as instalações da Alpha Fish e a planta do Sistema Bioflocos. Atualmente, a empresa produtora de peixe é responsável por 4% da produção do Paraná. 

Os bioflocos são partículas orgânicas que ficam suspensas na água e formam um pequeno ecossistema com uma série de organismos. Ao mesmo tempo que serve de alimento, ela ajuda a filtrar as impurezas da água. “É um sistema inovador para a criação de peixes, que trata ele desde pequeno nos tanques, o vacina e o engorda até a fase de ir para o lago”, explicou médico veterinário e gerente da Bioflocos, Guilherme Viesba. 

A Alpha Fish vem investindo pesado na produção piscicultora, com mais de R$500 milhões em equipamentos e, em breve, num novo frigorífico. Para a prefeita de São João D’Oeste, Leila da Rocha, o investimento na cadeia do peixe deve trazer mais desenvolvimento para a região. “A expectativa é de um grande desenvolvimento. São Jorge D’Oeste vive um momento importante, com muito empregos sendo gerados, o que acaba se refletindo no comércio e na renda dos moradores. E este projeto da Alpha Fish hoje já é considerado exemplo para o país”, concluiu Leila.



Matéria da Assembleia Legislativa do Paraná