A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) defendeu nesta quinta-feira (25/04) a realização de ações contínuas, mais engajamento e o aumento da representatividade feminina nos espaços de poder.
Ela participou do 5º Encontro Estadual das Procuradorias Especiais da Mulher do Paraná, realizado na Assembleia Legislativa do Paraná.
O evento reuniu representantes das 153 procuradorias do estado, além de deputadas, representantes da sociedade civil e autoridades como a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa Leandre Dal Ponte, a primeira-dama do estado Luciana Saito Massa e a delegada da Polícia Civil Luciana Novaes.
“É importante que mulher apoie mulher”, disse a deputada, reforçando que a busca por mais equidade, contra violência de gênero e de defesa de direitos deve ser constante. “As lideranças femininas reunidas aqui são faróis a iluminar o caminho de todas as demais. Podemos mudar coisas que ainda precisam ser mudadas.”
Ela lembrou que, apesar de ser maioria na população (no Brasil e no Estado), ainda há sub-representação de mulheres nos espaços de poder. “Eventos como esse trazem uma contribuição importante nessa luta”, disse a deputada, notando que o estado conta uma população de 6 milhões de mulheres.
De acordo com a deputada, muitas mulheres ainda nem sequer têm consciência ou mesmo a oportunidade de conhecer todo seu potencial de vida, já que sofrem as dificuldades inerentes à falta de equidade de gênero. Como exemplo disso, está a sobrecarga de trabalho profissional e doméstico e o preconceito, que muitas vezes atrapalha o progresso na carreira e a participação mais efetiva na política, por exemplo. Além disso, a violência contra mulheres ainda é muito presente na sociedade, lembrou.
Como forma de reverter essa situação, Márcia diz que “devemos todas ter consciência da necessidade de termos mais mulheres em todos os espaços de poder e de decisão”.
O encontro
O encontro reuniu representantes da Bancada Feminina, como as deputadas Cloara Pinheiro, Fernanda Francischini e Cantora Mara Lima. “Todas são muito autênticas em sua forma de atuar na luta pelas mulheres”, afirmou Márcia.
Ela chamou atenção para o fato de a bancada, composta pelas dez deputadas da atual legislatura, atuar unida nas questões femininas, independentemente dos partidos a que pertencem. “Assim temos conseguido bons avanços.”
Um exemplo é a recente promulgação do Código da Mulher Paranaense. A nova legislação consolida 99 leis estaduais relacionadas às mulheres, dando mais transparência e facilitando o acesso da população.
Deixe um comentário