Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca certificação para ampliar vendas de agroindústrias de Carambeí


O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou na quinta-feira, 25, da solenidade de adesão do município de Carambeí, nos Campos Gerais, ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR), do Governo do Estado. Com o convênio, produtos de pequenas agroindústrias locais, que só têm certificado de inspeção municipal, poderão ser vendidos em todo o Estado.

“Esta habilitação é uma grande conquista porque reduz entraves para certificar produtos alimentares. Ao atender requisitos higiênico-sanitários estaduais, o sistema cria novas oportunidades para os pequenos produtores de Carambeí. Importante aproveitar esta iniciativa porque ela abre o mercado de todo o Paraná e amplia a possiblidade de melhorar a renda de agroindústrias familiares ou associativas ”, afirmou Romanelli ao cumprimentar a prefeita Elisângela Pedroso (PSB) pela iniciativa.

Romanelli destacou que o Susaf é resultado de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa e está bem estruturado. A partir de uma série de critérios, ele reconhece que o serviço de inspeção de normas higiênico-sanitárias do município é equivalente ao exercido por órgãos estaduais. “O nosso governo está junto com vocês nesse compromisso de expansão do comércio”, afirmou o vice-governador Darci Piana, que esteve presente na solenidade, juntamente com o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

O secretário explicou que há três selos de inspeção para alimentos de origem animal: o municipal, o estadual e o federal. Cada um deles determina onde os produtos podem ser comercializados. “Quem tem apenas o selo de inspeção municipal só pode vender a produção no próprio município”, registrou Ortigara. “O Susaf tem normas rígidas, mas encurta o caminho para que pequenas agroindústrias possam expandir seus espaços de comercialização”.

Sem barreiras

Ele ressaltou que o Susaf quer valorizar o espírito empreendedor de quem transforma produtos do campo. “Muitas vezes, o produto é muito bom e segue boas práticas. Então a estratégia é fazer uma auditoria no serviço municipal. Se tem boa estrutura, capacidade técnica, bons métodos de trabalho, o Estado reconhece e retira barreiras. Aí a venda pode acontecer em qualquer região do Paraná”, afirmou o secretário.

A prefeita Elisângela Pedroso destacou que o município promove diversas iniciativas de formação e qualificação de mão de obra, além de apoio aos empreendedores. “Estamos crescendo, melhorando, e isso é progresso e desenvolvimento chegando a Carambeí”, afirmou. “Para alguns, a conquista do Susaf pode ser um pequeno passo, mas para nós é um grande salto”, sustentou ela.



Matéria da Assembleia Legislativa do Paraná