Trabalhadores e lideranças foram homenageados com o Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná durante uma sessão solene, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado, na noite desta quinta-feira (2). A cerimônia marcou as comemorações do Dia Internacional do Trabalho – lembrado ontem (1º) em mais de 80 países, e aconteceu por iniciativa dos deputados Alexandre Curi (PSD), 1º secretário, e Ney Leprevost (União), 2º vice-presidente, em conjunto com a Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e a Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB).
“Empreender no Brasil é difícil”, afirmou a administradora Flávia Teixeira, uma das homenageadas, que idealizou e já implantou duas casas de repouso, voltadas para o acolhimento de pessoas da terceira idade. O atendimento é oferecido em Curitiba e surgiu a partir da demanda percebida pela administradora, em decorrência da ampliação da população idosa no país, e da experiência com uma pessoa da família: “Minha avó Jurema (já falecida) teve um AVC (Acidente Vascular cerebral) e foi preciso estabelecer uma estrutura especial para o atendimento das necessidades que surgiram em decorrência da doença”, explicou. Flávia revelou ainda que ficou surpresa e honrada com a homenagem. O CEO Francisco Luiz Ferreira, de uma empresa de tecnologia focada em pessoas, fundada nos anos 2000 como uma software house, outro homenageado na noite de hoje, estendeu o prêmio a todos os colaboradores: “É muito gratificante receber esse reconhecimento. Entretanto, essa homenagem não é apenas minha, mas também dos meus colaboradores, sem eles eu não chegaria em lugar nenhum”, disse Francisco.
A professora e advogada Janaína Elias Chiaradia, CEO de uma startup voltada para a área empresarial, igualmente enalteceu a importância da solenidade. “É uma grata satisfação comemorar essa data”, frisou. Janaína Chiaradia, que é membro do tribunal de ética e disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – seção do Paraná), integrante do Conselho Comunitário de Segurança da Área Central de Curitiba, e do Conselho Estadual da Saúde do Paraná, agradeceu, em nome das mulheres, a homenagem. “As mulheres lutam por igualdade de condições e precisam ser reconhecidas em todas as áreas”, pontuou. “Queridas mulheres, quantas somos em uma só?”, questionou.
“Estamos homenageando aqueles que têm uma história exemplar e muitas vezes não são lembrados”, afirmou o presidente Walter Cézar dos Santos, da Fotrapar e da CFTB. Ele destacou a importância dessa 29ª edição do Prêmio, que tem o objetivo de reconhecer a trajetória de excelência de lideranças e de profissionais dos mais diversos ramos de atividade, “distinguidos durante a solenidade com a entrega dessa importante honraria de mérito – o Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, assinalou. “É um reconhecimento pelos serviços prestados em prol da sociedade paranaense. Uma iniciativa mais do que justa e necessária”, complementou. “São mais de 15 mil homenageados até hoje. Temos presentes no Plenário, neste momento, pessoas que nunca entraram antes na Assembleia. Estão aqui para reconhecermos a história de vida de cada um desses trabalhadores”, destacou.
Fabiano Santos, diretor para assuntos trabalhistas e financeiros da Central Força Trabalhista, agradeceu a celebração, em nome dos trabalhadores. Conforme ele, essa cerimônia era um momento mais do que especial, era de reconhecimento e gratidão por tudo o que os trabalhadores fazem, pela dedicação desses profissionais que contribuem diariamente para o progresso do nosso estado. Paulo Salesbram, 2º vice-presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR) parabenizou, falando pelos empresários, todos os homenageados. Enfatizou, igualmente, que o trabalho de cada um é fundamental para o crescimento e a prosperidade de todos nós. Entre as autoridades que prestigiaram a sessão solene, estavam presentes o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Alberto Emiliano de Oliveira Neto; o vice-reitor Ricardo Aparecido Campos, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); a vereadora Beth Leal, de Cascavel; e o vereador Rodrigo Reis, de Curitiba.
Empregabilidade e qualificação
O deputado Leprevost, que presidiu a solenidade afirmou ser “mais do que justo reconhecer o esforço diário de quem contribui através do seu trabalho para o avanço do nosso Paraná. Nossa gratidão aos trabalhadores de todos os setores da economia precisa ficar explícita. Pois aqui, empresários e trabalhadores convivem em harmonia, se dedicando ao desenvolvimento de toda a sociedade e ao bem comum”. “Como é bom poder comemorar o 1º de maio junto com as trabalhadores e trabalhadores do Paraná”, declarou. “Fizemos bastante pela empregabilidade e pela qualificação profissional. E queremos fazer mais”, acrescentou.
Em seu pronunciamento durante a sessão especial, Leprevost disse que colocou o Paraná em primeiro lugar, no Brasil, na geração de empregos com carteira assinada através de ações desenvolvidas pela Agência do Trabalhador, que funciona em várias regiões, quando atuou mais de perto na causa da empregabilidade, na condição de secretário da Justiça, Família e Trabalho, no primeiro Governo de Carlos Massa Ratinho Júnior. Segundo ele, graças a justa e boa fama de honestos e responsáveis, dos trabalhadores paranaenses, reconhecida em todo o país por sua dedicação, e a responsabilidade dos empresários do estado, foram viabilizadas naquele período 300 mil vagas de emprego através das 216 Agências do Trabalhador e dos 183 postos avançados. “Emprego com carteira assinada é o melhor programa social”, opinou. O parlamentar lembrou ainda que quando foi secretário de Estado implantou o Cartão Futuro, para incentivar os jovens a terem o primeiro emprego, e criado o “60+ e daí”, para a empregabilidade de pessoas com mais de sessenta anos que desejam voltar ao mercado de trabalho.
Leis trabalhistas
O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é celebrado em vários países do mundo em 1º de maio, dia que é feriado no Brasil e em mais cerca de 80 países. Um passo marcante em direção as melhorias reivindicadas pelos trabalhadores foi dado justamente no dia 1º de maio de 1940, quando o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país. No mesmo dia, só que um ano depois (em 1941), foi criada a Justiça do Trabalho. E, em 1º de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A CLT de Vargas, que acaba de completar 81 anos, compilou os primeiros direitos trabalhistas e também criou outras garantias. Importante citar que as primeiras leis trabalhistas do Brasil surgiram nas décadas de 1910 e 1920, na Primeira República, depois que operários de diferentes categorias fizeram greves para pressionar o empresariado e o poder público por direitos hoje corriqueiros, como o descanso no fim de semana. A mais célebre delas foi a grande greve de 1917, que paralisou a cidade de São Paulo. Já a Lei federal nº 662/1949 (que teve a redação alterada pela Lei nº 10.607/2002) estabelece o dia 1º de maio como feriado nacional, assegurando que os trabalhadores tenham um dia dedicado a eles e às suas lutas.
A solenidade, transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais, que lotou o Plenário da Casa de Leis, pode ser assistida no canal do YouTube da Assembleia, clicando no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=ow3YlnHVkgk
Deixe um comentário