A sessão solene desta quarta-feira (29) no Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa celebrou o aniversário de São João Paulo II, O Magno, que foi o Papa e Chefe da Igreja Católica de 16 de outubro de 1978 até a data de sua morte em 02 de abril de 2005.
Por proposição do segundo vice-presidente da Assembleia, deputado Ney Leprevost (União Brasil) o evento prestou reconhecimento às instituições cristãs que contribuem com o Paraná nas áreas de saúde, pessoa com deficiência, infância, educação, pessoa idosa e assistência social.
Durante o dia do evento, nas dependências da Assembleia Legislativa, ficou exposto Ford Galaxie Landau, preto luminoso, que transportou o Papa João Paulo II durante a visita à capital paranaense, em 1980. Atualmente, o clássico Landau está cedido em comodato ao Veteran Car Clube de Curitiba. O carro sofreu adaptações para dar mais conforto ao Santo Padre: teto solar, tablado ao lado do banco individual dianteiro, alças para que o Papa pudesse se segurar e suportes para bandeiras nas laterais dos para-lamas dianteiros.
A proponente e presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost ressaltou a importância do aniversariante na história da humanidade e sua passagem por Curitiba em 1980. “Todo ano a Assembleia Legislativa realiza, por nossa proposição, uma sessão histórica para rememorar a visita do Papa João Paulo II, o Karol Wojtyła, que hoje é São João Paulo II, à Curitiba, e também para nos lembrarmos das lições dele de amor, respeito, solidariedade. E também da sua luta como estadista, porque um pontífice, além de ser chefe da Igreja Católica, ele é também um chefe de Estado. E o Papa João Paulo II lutou muito pela liberdade no mundo, tendo sido principalmente um dos articuladores da queda do Muro de Berlim, que separava a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental. Ainda nesta cerimônia, estamos homenageando aqui algumas instituições cristãs que atuam nas áreas de proteção à pessoa idosa, de acolhimento a crianças órfãs, de atenção à pessoa com deficiência, na área de saúde e na área de educação”.
No evento foram homenageados XXX instituições com o diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa com os seguintes dizeres: “Votos de Congratulações e Louvor, em reconhecimento público a contribuição inestimável à sociedade Paranaense às causas solidárias preconizadas pelo Cristianismo.
Em nome do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, uma das instituições homenageadas a senhora Adriana Natalício comentou que “receber esta homenagem na Assembleia é, para mim, inusitado, mas fiquei bem feliz pelo reconhecimento, porque já são muitos anos de dedicação do Santuário ao trabalho junto à comunidade. E não é por mim, eu fico feliz por toda a Paróquia. Porque são muitas pessoas que trabalham lá no Santuário. Nós somos 20 Pastorais ativas que envolve muitas pessoas, em nome de todos eles recebo esta homenagem do deputado Ney”.
Karol Józef Wojtyła
Papa João Paulo II, hoje chamado de São João Paulo II, o Magno, teve sua beatificação proclamada pelo papa Bento XVI em 01 de maio de 2011, seis anos após seu falecimento e a sua festa litúrgica é no dia é 22 de outubro, aniversário de sua eleição ao pontificado. Em 27 de abril de 2014 foi canonizado santo pelo Papa Francisco. Único Papa eslavo polonês e o primeiro Papa não italiano desde o neerlandês Adriano VI, em 1522.
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do regime comunista na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como papel preponderante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, e pela forma como lidou com o abuso sexual de menores no seio da Igreja, também foi considerado um dos papas mais destacados dos tempos modernos.
Teve destaque por ser um dos líderes do Vaticano que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia se expressar em italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polonês, sua língua materna. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1345 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que a de todos os seus predecessores juntos, em cinco séculos. Em 2 de abril de 2005 morreu devido à sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado “Venerável” pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI, e proclamado Beato em 1 de maio de 2011, também por Bento XVI, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em 27 de abril de 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo, juntamente com o Papa João XXIII. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 22 de outubro.
A mesa de autoridades ficou composta pelo presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost (União Brasil); representando o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, pároco da Paróquia São Benedito e coordenador das celebrações de Corpus Christi em Curitiba, padre Juarez Rangel; secretário executivo da Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Valdecir Badzinski; diretor presidente do Hospital Pilar, doutor Rodrigo Milano; a coordenadora da Pastoral da Criança, Elza Zaramella Gonçalves e o vereador do município de Curitiba, Alexandre Leprevost.
Deixe um comentário