Futebol Americano marca presença no Conexão Radical desta semana


No programa Conexão Radical da TV Assembleia desta semana, Angélica Alves conversa com o presidente da Federação Paranaense de Futebol Americano, Jackson Bartnik que contou sobre a consolidação do esporte no país e sua trajetória até chegar a gestão da Federação Paranaense.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, assessor jurídico junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, foi diretor jurídico do Curitiba Hurricanes e do Paraná HP Futebol Americano e atuou como Tight End nos times Curitiba Hurricanes FA e Paraná HP Futebol Americano, também é árbitro de futebol americano da FPFA, atuando em vários jogos do Campeonato Paranaense Full Pads e no Campeonato Nacional de Futebol Americano.

O esporte no Brasil

O futebol americano no Brasil é um dos esportes que mais cresceu em popularidade no país nos últimos anos devido a sua prática e às transmissões da liga profissional norte-americana, a National Football League (NFL). O esporte é gerido no país pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF). Além da modalidade tradicional do futebol americano (full pad), a CBFA também é responsável pelas modalidades flag football (sem contato ou semi-contato) e futebol americano de areia (beach football).

Desde 2000 existe o Carioca Bowl, disputa entre equipes cariocas de futebol americano de areia. Foi nas areias que surgiram a maioria das equipes brasileiras. Em 17 de novembro de 2007 ocorreu o primeiro jogo da Seleção Brasileira. O Brasil Onças foi derrotado pelo Uruguai por 20 a 14 em Montevidéu.

Em 2009, ainda eram muito poucos os times que possuíam equipamentos para prática do esporte. Assim, sem perspectiva de um campeonato nacional masculino, ficou decidido que aconteceria uma competição entre seleções estaduais. São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba, Mato Grosso e Santa Catarina foram os estados que viajaram até Sorocaba para o torneio e os paulistas foram os campeões.

No Paraná

O Barigui Crocodiles foi fundado em 21 de junho de 2003 por um grupo de amigos fãs da NFL. Inicialmente esses amigos se reuniam para assistir aos jogos da NFL, mas com o passar do tempo resolveram praticar o esporte no Parque Barigui, em Curitiba. Originalmente o time foi batizado de Barigui Crocodiles em homenagem ao local escolhido para os treinos e aos jacarés que habitavam o lago do parque. Em 2011, o Barigui Crocodiles passou a se chamar Coritiba Crocodiles após uma parceria firmada com o Coritiba.

Em 2022 sagrou-se tricampeão brasileiro, e conquistou o décimo título estadual em 2023, recordista em ambas competições. Um dos jogos marcantes do esporte no país acontece em Curitiba, no dia 25 de outubro de 2008, o Curitiba Brown Spiders (hoje Brown Spiders FA) e o Barigüi Crocodiles (hoje Coritiba Crocodiles) fizeram história. Diante de cerca de 2,5 mil pessoas, as equipes paranaenses jogaram a primeira partida com equipamentos completos (full pad) do país e o Brown Spiders venceu por 33 a 10 no campo da Associação Beneficente Esportiva Flamengo em Curitiba.

A Lei estadual nº 19.374 de 20 de dezembro de 2017, de autoria da então deputada estadual Claudia Pereira, instituiu o Dia do Futebol Americano, a ser comemorado em 5 de março de cada ano e a data comemorativa passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Serviço:

O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.

 



Matéria da Assembleia Legislativa do Paraná